CLF na 19th International Conference on Hands-on Science

Set 6, 2022

Os projetos E-Drone, µ-QUANT e ALGAE desenvolvidos pelos alunos Mariana Gonçalves, João Cunha, Miguel Noites, Pedro Dinis, Benedita Machado, Catarina Aguiar, Catarina Coelho, Catarina Gonçalves, Inês Ramos, Maria Mota, Inês Sárria e João Reis, alunos do 12.º ano, marcaram presença na 19th International Conference on Hands-on Science, que decorreu em Burgos, Espanha, na passada semana de 25 a 29 de julho.

A Hands-on Science Network [www.hsci.info] é uma associação internacional sem fins lucrativos, dedicada à promoção da educação e da alfabetização científicas na e com a sociedade, através do envolvimento de professores, educadores, investigadores, empresários e decisores políticos.

Criada em 2003, com base no projeto homónimo, e sob a coordenação do Prof. Manuel Filipe Costa [Departamento de Física da Universidade do Minho], o consórcio europeu, que envolvia então 10 parceiros, tem atualmente uma abrangência mundial.

Com o mote «Rethinking STEAM education in times of uncertainty», os jovens cientistas defenderam brilhantemente os seus projetos em formato experimental hands-on [Science Fair], com um poster científico e com uma comunicação oral. Após abertura dos trabalhos pela Professora Rita, «PBL at School: a Case Study», os três projetos foram brilhantemente apresentados, resumindo o processo de trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo no Colégio.

Depois de um ano preenchido de desafios, dos quais constam a presença nas finais dos concursos «FLAD Atlântico Júnior» e «Jovens Cientistas e Investigadores», os alunos iniciam, no Congresso HSCI’19, um trabalho de autoria académica.

O artigo submetido pode ser consultado no Livro de Resumos da Conferência em http://www.ijhsci.info/…/hsci2022…/book-hsci2022-v6.pdf.

Notícia na Universidade de Burgos: https://www.ubu.es/noticias/comunicar-ensenar-y-aprender-ciencia