Alunas do CLF vencem Final da MOSTRATEC, no Brasil

Dez 26, 2023

O projeto SunLi desenvolvido pelas alunas Carolina Bento e Carolina Duarte venceu a final da Mostratec — Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia nos passados dias 23 a 27 de outubro, em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, Brasil.
Na 30.ª edição da Mostra estiveram presentes 800 projetos finalistas de vinte países, recebendo 40 mil participantes.
SunLi teve como objetivo a produção de um creme solar sustentável e biodegradável, isento de compostos potenciadores do braqueamento dos corais como a oxibenzona ou o dióxido de titânio. Após um ano de pesquisa, as Carolinas conseguiram com sucesso obter um creme com fator de proteção solar [SPF] 50+ adicionando lenhina, um dos biopolímeros mais abundantes na natureza e subproduto da indúsria de transformação do papel.
As alunas não podiam ter defendido melhor o seu projeto perante avaliadores de diferentes áreas científicas.
“Avalio a MOSTRATEC desde 2015 e foi a primeira vez que dei nota máxima em todos os requisitos para um projeto de pesquisa!” — este foi um dos excelentes comentários do júri que só nos pode encher de orgulho.
A sua dedicação e paixão valeu-lhes o primeiro prémio e um prémio especial de excelência ABRIC – Associação Brasileira de Incentivo à Ciência – com recomendação para publicação na revista “Scientia Prima”.
Foi uma experiência absolutamente fantástica!
Um agradecimento às incansáveis orientadoras científicas de toda esta aventura, Doutoras Edite Cunha e Sara Cravo, da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, sem as quais este percurso não teria sido possível!
Um agradecimento aos jurados do Concurso Jovens Cientistas e Investigadores, que acreditaram na qualidade do projeto para representar o país na Mostratec e à Fundação da Juventude, que faz toda esta magia acontecer pela 31.ª vez com a organização do concurso Jovens Cientistas e Investigadores a nível nacional.
Um agradecimento a toda a equipa da Mostratec por nos terem acolhido tão bem!
O projeto SunLi foi desenvolvido na disciplina de MIP [Metodologias de Investigação em Projeto] com a Prof.ª Rita Rocha e faz parte de “uma história feita de dezenas de projetos internacionalmente reconhecidos e premiados” desde 2006.