Entre 20 e 23 de abril decorreu a visita de estudo do 9.º ano a Paris.
O desafio partiu da Prof.ª Ascensão Rocha, no âmbito da disciplina de Francês, mas numa lógica interdisciplinar. Além da visita de estudo a Paris, esta iniciativa representava o reatar duma ligação com França que, no caso do nosso Colégio, é “umbilical”: a congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora nasceu em França, no final do século XIX.
E assim, no dia 20 de abril, 93 alunos do 9.º ano, acompanhados por dez professores, partiram para Paris. Na primeira tarde visitámos o Louvre, a Tour de Saint-Jacques, o Hôtel de Ville e, pela margem norte do Sena, caminhámos até à Place de la Bastille.
Passámos a manhã do dia 21 de abril em Versailles. Da parte da tarde, visitámos o Panthéon, a Université Paris-Sorbonne e, pelo Quartier Latin, a Cathédrale Notre-Dame. Terminámos a tarde em Saint-Germain-des-Prés. Depois do jantar, metade do grupo visitou a Tour Eiffel.
Na manhã do dia seguinte, tendo passado pelo Petit Palais, visitámos o Musée d’Orsay. Da parte da tarde: Place Vendôme, L’église de la Madeleine e Opéra. Depois do jantar, a outra metade do grupo visitou a Tour Eiffel.
Passámos a manhã de domingo em Montmartre: Sacré-Cœur, Place du Tertre e, tendo almoçado, regressámos ao hotel, de onde seguimos para o aeroporto de Orly.
Tendo em consideração as dimensões do grupo e a cidade de Paris, a avaliação da atividade foi muito positiva: mérito da organização, do empenho e da disponibilidade do grupo de professores, mas sobretudo da maturidade e sentido de responsabilidade dos nossos alunos, nos monumentos e museus, nas ruas de Paris e até no metro.
A direção pedagógica agradece o empenho dos professores [Ascensão Rocha, Fernando Mota, Glória Teixeira, Isabel Carvalho, Isabel Moreira, José Miguel Lima, Lina Soares, Pedro Ferreira e Raquel Fernandes], o comportamento dos alunos e a confiança dos encarregados de educação.