Primeiro lugar no Concurso Jovens Cientistas e Investigadores

Jan 5, 2021

Os ex-alunos João Carvalho, Klára Varga e Sara Couto venceram a final da 28.ª edição do Concurso Jovens Cientistas e Investigadores com o projeto ATMOS – Quantification of the Ecosystem Services provided by Living Green Walls for Atmospheric Pollutants Removal.
O trabalho, desenvolvido ao longo de dois anos, foi selecionado para representar Portugal na final europeia do Concurso EUCYS – European Union Contest for Young Scientists, que terá lugar em Salamanca, em setembro de 2021. À professora Rita Rocha foi, também, atribuído um Prémio Especial pelo “empenho e a dedicação no acompanhamento do projeto, valorizando a experimentação e a investigação aplicada em processos educativos”.
O projeto ATMOS quantificou o serviço ambiental prestado pelas árvores, na remoção de material particulado [PM] da atmosfera, com especial incidência na fração inalável, PM2.5. Calculado o valor de PM retido na árvore, os alunos converteram o serviço ambiental prestado em valor económico.
Num primeiro ano, o estudo centrou-se na aplicação das metodologias correntes para análise de adsorção de partículas à superfície foliar.
A análise crítica do processo de trabalho permitiu desenvolver um método de recolha e quantificação alternativo, baseado na análise volúmica da fração de adsorção útil da árvore, e recorrendo ao software CAD, no qual, o Professor Pedro Gabriel, calculou as áreas e volumes foliares, através da análise das infindáveis imagens que o estudo envolveu para cada ponto de amostragem. Muito obrigada pela dedicação e pelos excelentes gráficos que balizaram o ATMOS.
O projeto ATMOS apresenta uma solução de mitigação dos problemas de poluição atmosférica em meio urbano, através de uma solução baseada na Natureza e de baixo custo. A qualidade do ar, em meio urbano, é uma das prioridades estratégicas da União Europeia, plasmada na ambição Zero Pollution do Green Deal.
Aos investigadores Doutora Regina Duarte e Professor Armando Duarte, um profundo agradecimento pela orientação científica do projeto, e pelas inúmeras reuniões de discussão crítica do método e resultados. Na sua intervenção na 14.ª Mostra de Ciência, que decorreu nos passados dias 26 e 27 de novembro, Carlos Moedas, que comissariou a pasta da Investigação, Ciência e Inovação na União Europeia, refere que para se realizar ‘boa’ Ciência tem que se responder a três pilares: o gosto pelos detalhes, a paixão pela investigação e trabalhar nas interceções da Ciência. A análise quantitativa e qualitativa de material particulado é uma área que, tipicamente se desenvolve nas interceções de várias disciplinas.
Deixamos um agradecimento ao Tiago Ferreira Marques, que filmou e editou o vídeo, que constituiu o Pitch do ATMOS, uma das etapas de avaliação fundamentais do projeto.
Deixamos, igualmente, um agradecimento sentido ao júri, que foi de uma enorme sensibilidade com o grupo, questionando, sugerindo e incentivando os alunos a continuar. Fizeram-nos acreditar que vale a pena o caminho.
Parabenizamos a Fundação da Juventude, que tão bem adaptou o evento a um formato virtual.
Desejamos as maiores felicidades ao João, à Klára e à Sara na final europeia, numa etapa das suas vidas que será, certamente, inesquecível.