Projeto Erasmus+ traz tema das Smart Cities

Ago 10, 2020

Seis alunos do CLF participaram, de 3 a 7 de fevereiro, na quinta mobilidade do projeto MOVE, uma iniciativa ERASMUS + que promove a partilha de valores europeus entre alunos e professores.
A Ana Monteiro, a Ana Mesquita, a Beatriz Moreira, a Filipa Ferreira, a Leonor Lopes e o Rodrigo Alves deslocaram-se a Rho, em Itália, para dar continuidade às tarefas iniciadas em outubro de 2018, relacionadas com o tema da mobilidade sustentável.
A semana começou no Politécnico de Milão, onde os alunos assistiram a diferentes palestras.
Grazia Concilio e Paola Pucci, professoras do departamento de Arquitetura e Estudos Ubanísticos [DASTU] lançaram reflexões interessantes sobre o mundo tecnológico em que agora vivemos: “We can be smart but trusting technology is not enough to be smart”; segundo as investigadoras, a inteligência coletiva é algo que a tecnologia não consegue dar.
Hoje o poder reside nos dados [“Data is the new petrol”]. Mas as cidades são máquinas emocionais, feitas por Pessoas, pelo que a sustentabilidade reside na capacidade de colocar os dados ao serviço das Pessoas [“Data as a Common Good”].
Estas e outras questões foram o mote para uma semana intensa de trabalho colaborativo entre alunos de seis países europeus [Alemanha, Itália, Lituânia, França, Portugal e Grécia].
O workshop, liderado pelos Professores Portugueses, intitulou-se REVERSE ENGINEERING, conceito muito utilizado pelos técnicos e acedémicos que trabalham a questão da mobilidade urbana.
Partindo da seleção de uma solução tecnológica que fizesse sentido, tranversalmente, para as seis cidades envolvidas no projeto, fez-se um processo de reversão metodológica que permitisse avaliar a sua implementação, comparando-a com as premissas iniciais dos seus criadores.
A proposta escolhida pelos alunos foram as trotinetes elétricas, que têm proliferado nas cidades europeias. Adotando o Idea Card [Design Thinking] como instrumento foi possível responder a seis questões básicas:

  1. What challenges are you addressing?;
  2. What are the needs?;
  3. If the problem were solved, what would it look like?;
  4. What does the idea achieve?;
  5. How?.

Os alunos realizaram uma investigação exploratória, por forma a selecionar o corpus de perguntas a implementar junto de alunos e professores.
As entrevistas realizadas resultaram num podcast que foi apresentado na final da semana a toda a comunidade educativa.