O projeto Waste2H desenvolvido pelos alunos Gustavo Lobo, Leonor Costa, Leonor Vales, Maria Ribas e Mário Onofre na disciplina de MIP ganhou a final do concurso Xylem Global Student Innovation Challenge, promovido pela Xylem, multinacional tecnológica que desenvolve soluções para o abastecimento, tratamento e gestão da água a nível mundial.
Waste2H teve como objetivo produzir hidrogénio verde a partir de uma bactéria marinha, Rhodovulum sulfidophilum, utilizando diferentes meios de crescimento semelhantes à água do mar, nomeadamente águas residuais da indústria alimentar.
A qualidade da investigação desenvolvida deu-lhes o primeiro prémio a nível mundial na categoria pré-universitária e um prémio monetário no valor de 5000 dólares, ao qual se junta um prémio adicional de 1000 dólares a doar a uma instituição humanitária à escolha dos alunos.
Muitos parabéns a todos e continuem este belo caminho!
Um agradecimento muito especial aos incansáveis orientadores científicos de toda esta aventura, Doutora Albina Franco e Professor Doutor Rui L. Reis, do 3B´s Research Group, Laboratório de investigação da Universidade do Minho dedicado aos Biomateriais, Biodegradáveis e Biomiméticos.


