Advento e Natal no CLF

Dez 23, 2019

O Advento é um tempo em que os cristãos andamos de esperanças, na expectativa do nascimento do Menino Deus que se faz presente junto do Homem. Na comunidade educativa, tentámos que esta época sirva, verdadeiramente, para preparar o Natal de Jesus.
À semelhança dos últimos anos, aderimos à proposta temática da nossa diocese do Porto, da qual somos parte, para este tempo. O mote proposto para esta caminhada é: “Todos aqui nascemos”, apontando ao humilde Presépio de Belém. Para ajudar neste percurso, o bispo da nossa diocese convida os cristãos a revisitarem o momento do seu Batismo. Em resposta a este repto, o Núcleo de Evangelização do Colégio pediu aos alunos que trouxessem uma foto do dia do seu Batismo. Nas aulas de EMRC, renovamos o significado deste Sacramento e expusemos as fotos no átrio interior do novo edifício Colégio. No passado dia 12 de dezembro, um grupo de sacerdotes esteve disponível na nossa Capela para administrar o Sacramento da Reconciliação a todos os alunos e funcionários que pretenderam fazê-lo. Ainda neste âmbito, alguns alunos do ensino secundário participaram no Retiro de Advento proposto pelo Núcleo de Evangelização, nos dias 14 e 15 de dezembro, na Quinta da Azenha, em Gondomar.
E porque só é Natal quando o partilhamos, juntámos a esta dinâmica a habitual campanha solidária. Desta vez, os alunos do ensino pré-escolar contribuíram com pacotes de leite de substituição de leite materno para ajudar o Banco de Leite de São Tomé e Príncipe; os alunos dos 1º e 2º ciclos do ensino básico ajudaram, uma vez mais, as Conferências Vicentinas da Paróquia do Amial a levar cabazes de Natal às famílias mais desfavorecidas da nossa comunidade local, em Paranhos; os alunos dos 3º ciclo e do ensino secundário contribuíram para a compra de algumas necessidades mais urgentes para o Internato Feminino do Coração de Jesus [CBE], uma instituição de solidariedade social das Irmãs Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora, que acolhe crianças e adolescentes em situação de risco e onde um grupo de alunos do Colégio dá apoio pedagógico a algumas utentes, em regime de voluntariado.