CLF na final do “Prémio Atlântico Júnior”

Fev 15, 2022

No âmbito da candidatura ao “Prémio Atlântico Júnior” o CLF garantiu a seleção do projeto “E-Drone: Assessing Cargo Ship Exhaust Emissions Using Low-Cost Multicopter Unmanned Aerial Vehicles” para a fase final deste concurso promovido pela FLAD – Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.
O prémio Atlântico Júnior surge na sequência do FLAD Science Award Atlantic e visa promover nos mais jovens o gosto pela tecnologia, numa perspetiva de trabalho em equipa e de aprender fazendo, dando visibilidade ao seu papel na compreensão do Atlântico e à sua importância para a sustentabilidade do planeta e para as comunidades que o rodeiam.

Os alunos João Cunha, Mariana Gonçalves, Miguel Noites e Pedro Dinis, orientados pela Professora Rita Rocha, responderam ao desafio lançado pelo concurso, que propunha o desenvolvimento de um protótipo, maquete instrumentada ou produto biotecnológico, com aplicação na monitorização do Atlântico e dos seus ecossistemas.
Os alunos propuseram-se adaptar um drone comercial para monitorização ativa de material particulado em suspensão na atmosfera, emitido pelos navios de cruzeiro em zonas portuárias. Este trabalho conta já com dois anos de desenvolvimento e conta com parcerias académicas com o Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto [DEEC – FEUP], o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência [INESC TEC], o Centro de Investigação em Digitalização e Robótica Inteligente [CeDRI], o Centro de Estudos do Ambiente e do Mar [CESAM] e o Departamento de Química da Universidade de Aveiro.
Teremos muito trabalho pela frente para prepararmos o E-Drone ao melhor nível para uma boa representação na final do concurso, a decorrer em maio, que nos poderá conduzir aos Estados Unidos da América.
Agradecemos aos Professores/ Investigadores António Moreira, José Lima e Regina Duarte pelo incansável apoio aos alunos e desejamos muita sorte ao João, à Mariana, ao Miguel e ao Dinis!

ARQUIVO DE NOTÍCIAS POR DATA:

  • > 2022 (40)
  • > 2021 (29)
  • > 2020 (42)
  • > 2019 (115)
  • > 2018 (110)
  • > 2017 (108)
  • > 2016 (114)
  • > 2015 (41)