Em setembro, entre os dias 7 e 12, o Colégio Luso-Francês regressou ao Caminho de Santiago, com um grupo do 12.º ano. Partimos de Sarria e percorremos o Caminho Francês, até à Praça do Obradoiro, numa peregrinação intensa humana e espiritualmente, e refundadora ao nível da partilha, da oração e da alegria que nos inspira o Evangelho.
Estes alunos nasceram em 2002, ano em que começámos a percorrer o Caminho de Santiago no contexto da comunidade educativa do Colégio Luso-Francês. Esse foi mais um motivo para celebrar numa peregrinação em que reinventámos o Caminho de setembro, que já não percorríamos desde 2014.
No dia 13 de setembro, antes de regressarmos a Casa [com um canto nos lábios e uma estrela na fronte, como se dizia dos peregrinos medievais] depois da celebração da Missa do Peregrino, na Igreja de S. Francisco, na medida em que o interior da histórica Catedral se encontra em processo de restauro.
Em fevereiro, nas férias do carnaval, regressaremos ao Caminho Francês, nesse propósito bem definido de reinventar esse lugar de encontro, tempo de redescoberta do outro e de nós mesmos, e oportunidade de abertura à transcendência.


